A Hugel & Fils foi fundada em 1639 na pitoresca localidade de Riquewihr, na Alsácia, França. É uma empresa 100% familiar, estando presentemente a ser gerida pela 12ª geração.
A família possui uma propriedade de 30 hectares com vinhas de primeira qualidade em Riquewihr, parte da mesma classificada “Grand Cru” e, também compra perto de 110 hectares de uvas selecionadas e cultivadas por parceiros. Na propriedade estão plantadas somente castas nobres da Alsácia, com algumas vinhas a atingir 35 anos de idade.
A Hugel produz cerca de 110.000 caixas de vinho por ano, 90% das quais são exportadas para mais de 100 países no mundo, para quem a “Alsácia” é geralmente sinónimo de “Hugel”.
Há mais de 2000 anos que se cultivam vinhas na Alsácia o que tem trazido muita prosperidade para a região. A Alsácia tem um clima único, é a segunda região mais seca de França, o que permite que as uvas amadureçam lentamente e produzam vinhos secos e aromáticos, elegantes e uma intensidade sem igual: uma combinação perfeita para acompanhar qualquer prato da cozinha asiática e ocidental.
Os vinhos Hugel, com os seus característicos rótulos amarelos, expressa, o carácter puro das monocastas Gewurztraminer, Riesling, Pinot Gris, Muscat e Pinot Blanc. A família Hugel foi pioneira na produção dos vinhos de colheita tardia da Alsácia, tais como “Vendange Tardive” e “Sélection de Grains Nobles”. Foi a família que estabeleceu a legislação que regulamenta a sua produção. Uma legislação rigorosa criada com base no respeito por estes vinhos muito especiais e na necessidade de garantir qualidade e autenticidade.
A família Hugel pertence à Primum Familiae Vini (PFV) – uma associação muito exclusiva de algumas das mais prestigiadas famílias produtoras das melhores regiões vitivinícolas do mundo – e que promove os valores das grandes famílias do vinho.