A secular Herdade do Mouchão situada no norte do Alentejo, no concelho de Sousel, distrito de Portalegre é uma das mais emblemáticas propriedades a nível nacional, tendo como particularidade o facto de ter trazido para o Alentejo a casta Alicante Bouschet. A história da família Reynolds no Alentejo começa no início do século XIX quando o primeiro Reynolds - Thomas Reynolds - chegou ao Alentejo atraído pela cortiça. O seu neto, John Reynolds, adquiriu uma propriedade de 900 hectares denominada Herdade do Mouchão, dando seguimento à atividade corticeira do avô, no entanto, plantou diversas vinhas. Terá sido por iniciativa de John que as primeiras plantas da casta Alicante Bouschet foram trazidas de França.
Em 1901, foi construída uma adega tradicional que até hoje se mantém inalterada. É a adega mais antiga do Alentejo. No Mouchão, a palavra de ordem é respeito pelo terroir de excelência e preservação das técnicas de vinificação tradicionais, tais como a vindima manual, a pisa a pé em lagares tradicionais e prensa manual.
Presentemente, nos 900 hectares de terra contam-se 43 hectares de vinha divididos por diversas parcelas, sendo as mais antigas aquelas onde se encontra a Alicante Bouschet. Conhecida pelos seus vinhos de guarda, o vinho Mouchão é o mais emblemático da Herdade. A este juntam-se as gamas Dom Rafael, Ponte e ainda o icónico Mouchão Tonel Nº3-4.