Notas de prova
Intensidade de cor média-alta e um tom vermelho vivo, reflexo da sua juventude. No nariz, revela elevada intensidade aromática, com destaque para a fruta madura, acompanhada de notas de amora e morango. Somam-se aromas elegantes provenientes do estágio em barricas de carvalho francês de alta qualidade, que aportam toques de tostados, café e chocolate.Na boca, o vinho mostra-se macio e muito equilibrado, surgindo novamente as mesmas notas frutadas e de estágio sentidas no nariz. A acidez e o teor alcoólico estão em perfeita harmonia, proporcionando uma prova agradável e equilibrada. Os taninos são suaves e elegantes, contribuindo para uma sensação sedosa e prazerosa.
O final é muito longo e persistente, deixando uma sensação de plenitude que confirma a excelente qualidade desta colheita.
Vinificação
Vindima manual. Fermentação em tonéis de madeira, separando as uvas por castas e origem, sem controlo de temperatura e com leveduras indígenas. A maceração, após concluída a fermentação alcoólica, é variável e pode prolongar-se até 2 ou 3 semanas, de
Estágio
A fermentação malolática ocorre em barricas novas de carvalho francês provenientes dos departamentos de Allier e Tronçais, seguida do processo de envelhecimento durante 16 a 18 meses, também dependendo do tipo de casta. Após este período, realiza-se o lote final do vinho. Antes do engarrafamento, realiza-se uma leve clarificação com clara de ovo fresca.
Prémios
98/100 pts - Jeb Dunnuck; 96/100 pts - Club Enologique (Pedro B. Torres)